A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa e dura, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local.
Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens e é principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou após uma gravidez e ficou com a região da barriga muito flácida.
Em alguns casos, principalmente em mulheres magras que apenas têm apenas alguma gordura localizada, o cirurgião pode recomendar fazer uma lipoaspiração ou uma mini-abdominoplastia, em vez da abdominoplastia, retirando o excesso de gordura na parte lateral do abdômen e na parte nas costas.
As causas mais comuns do desenvolvimento de um abdômen protruido, frouxo e flácido:
– Gravidez;
– Envelhecimento;
– Oscilações significativas no peso;
– Hereditariedade;
– Cirurgia prévia.
Diferença entre Lipoaspiração e Abdominoplastia, em resumo, a lipoaspiração é o procedimento cirúrgico no qual a gordura localizada de determinada região do corpo (abdômen, flancos, quadris etc.) é removida por meio de cânulas que fazem a sucção, melhorando o contorno corporal.
Já a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que retira a pele abaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente para baixo. Não é realizada para retirar a gordura de outras áreas além da que sai com a pele (abaixo do umbigo). A cinta muscular também é amarrada na cirurgia, corrigindo o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez.