Indicada quando a mulher tem os seios muito pequenos, médios, que percebeu alguma redução no tamanho das mamas ou perdeu muito peso, também pode ser indicada quando a mulher apresenta mamas com tamanhos diferentes.
Esta cirurgia pode ser feita a partir dos 15 anos com autorização dos pais, e é feita com anestesia geral, demorando cerca de 45 minutos, e pode ser com internamento curto de 1 ou 2 dias, ou mesmo em regime de ambulatório, quando se tem alta no próprio dia.
A escolha das próteses mamárias é realizada levando-se em conta o desejo da paciente e a avaliação do cirurgião plástico durante a consulta médica. Basicamente, as próteses podem ser posicionadas na frente ou atrás do músculo peitoral maior.
Na mamoplastia de aumento ou cirurgia plástica com prótese de silicone é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde é introduzido o silicone que faz aumentar o volume do peito.
O tempo de recuperação total da mamoplastia de aumento é de cerca de 1 mês e a dor e o desconforto vai diminuindo lentamente, sendo que 3 semanas depois da cirurgia normalmente já se consegue trabalhar, passear e treinar sem fazer exercícios com os braços.
Além disso, é necessário manter alguns cuidados, como:
– Dormir sempre de barriga para cima durante o primeiro mês, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo;
– Usar uma bandagem elástica ou sutiã elástico e confortável para suportar a prótese durante pelo menos 3 semanas, não tirando nem mesmo para dormir;
– Evitar fazer muitos movimentos com os braços, como dirigir ou fazer exercício intenso, durante 20 dias;
– Só tomar banho completo normalmente após 1 semana ou quando o médico indicar e não molhar nem trocar os curativos em casa;
– Retirar pontos e curativos entre 3 dias a uma semana na clínica médica.
As cicatrizes variam com os locais onde foram feitos os cortes na pele, sendo frequente ter pequenas cicatrizes na axila, na parte inferior da mama ou na aréola, porém normalmente, estas são muito discretas.